MAIORIA SILENCIOSA

O termo foi cunhado durante a ditadura militar para designar, não toda, mas uma boa maioria da população que silenciava quando a "pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída, em temerosas transações..." (Chico Buarque). 

Novamente a pergunta: como uma minoria com imensa deficiência cerebral e de caráter, consegue mandar e intimidar uma maioria?

Vamos pensar em termos de economia, "grana, lucro, $$$" que era o que interessava aos corruptos que estavam vendendo o país do sul aos corruptores do grande país comprador do norte!

Antes permitam apresentar um conceito meu sobre lógica. No meu entender existem 3 padrões de lógica, a linear, a reticular e a quântica. A básica e mais primitiva é a linear. Imagine um tubulação por onde escoe um líquido que deva servir a uma grande quantidade de pessoas. Passa sequencialmente por cada um dos usuários. Porém alguns deles se apropriaram de um determinado segmento onde há um registro e torneira e estes usuários podem regular ou interromper o fluxo, retendo o domínio do líquido e com isto determinar seu preço. A maioria dependerá desta minoria e terá que se sujeitar ao seu domínio, se quiser consumir o líquido. Isto é economia da escassez ou da miséria.

A economia formal não é uma ciência exata e sim humana. Significa que sua "linearidade" não é tubular como no exemplo acima, mas sim psicológica. Se todos apreciam coca-cola a minoria que tem a fórmula, domina a maioria que a prefere. Se a maioria passar a apreciar mais suco de laranja, como a laranjeira pertence a natureza e não tem dono, pois qualquer um pode plantar um pé de laranja, então a maioria passa a ter o poder que antes era reservado a uma minoria. Isto é lógica reticular, pois a informação ou valor desejado pode vir de qualquer um dos diversos fluxos de uma rede, mesmo que alguns interrompam o fluxo de sua linha. Com a internet o domínio da informação deixou de ser exclusivo e passou para o coletivo. Esta é a economia da fartura.

Na lógica quântica a independência é total. Uma informação ou energia pode saltar de um ponto do universo, para outro extremo, sem tempo, ou imediatamente sem precisar passar por um caminho. Quanto tenho um insight ou percepção, não foi necessário uma sequência de sinapses para que chegasse a clarevidência de um fato! Muitas outras ações deste padrão de lógica são possíveis sem que as percebamos. Aplicando isto em economia, dominando portanto o fator psicológico, me imunizo aos jogos humanos de poder e posso estabelecer relações verdadeiramente produtivas.

Voltemos à época da ditadura, cuja intenção era estabelecer os valores lineares como absolutos, através de todo tipo de violência, para poder dominar e escravizar a população. Havia uma busca, uma luta desesperada daquela geração para se libertar da opressão daquela cultura linear, que tinha sido imposta a todos por milênios. Desesperados muitos jovens se engajaram, heroicamente, na luta armada, sem recursos ou preparo, contra um regime subsidiado por uma forte economia que queria vampirizar a nossa. Puro contra censo da lógica linear, pois não fazia sentido pagar os salários dos brucutus da polícia, para depois ir apanhar deles nas ruas e nas prisões. Era muito mais fácil deixar de pagar os seus salários, deixando de pagar impostos. Sem violência o regime viria abaixo em pouco tempo. Ou seja, lógica linear.

Mas porque a população, as maiorias não conseguem se unir para promover este tipo de mudança sem violência, contra minorias que só se impõem através dela. Por que não nos unimos se podemos fazer do mundo um paraíso? Por que todas as revoluções que se estabeleceram pela força, fracassaram, pois tudo voltou a ser como antes depois de um tempo.

Porque uma boa parte da população prefere líquidos artificiais açucarados sem nenhum teor nutritivo em detrimento a outros saudáveis e naturais? As pessoas preferem se viciar e depender da miséria em vez de serem livres e ricas!

Só existe uma resposta. O inimigo que financia os oportunistas de fora, está dentro! Digo oportunistas por que me parece patente que só existe o oprimido e que o opressor, é uma criação deste primeiro, que cria a oportunidade para que eles existam.

Vamos continuar aprofundando este assunto neste blog e no OFICINA DE EMPODERAMENTO.

Até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário